quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Linguagens Comunicativas

O primeiro contato entre índios e portugueses, foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época.
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum. Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência.
Entre os indígenas todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. Quando os portugueses começam a explorar as matas, começam a escravizar muitos indígenas. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.
No início, os portugueses, escravizaram os índios, porém com o passar do tempo, foram substituídos pelos negros.
Restituíram a liberdade dos negros com a abolição, mas não a dignidade.
Como nada sabiam fazer a não ser receber ordens, e as cumpri-las, ao serem libertados, sem qualquer tipo de apoio. quer material como social, passaram a viver de sub empregos ( a grande maioria desempenhava as mesmas funções, de quando eram escravos) e não conseguiam se capitalizar pois trabalhavam, para pagar a comida e a habitação.
Dificilmente conseguiam suprir as necessidades básicas para um ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário