terça-feira, 6 de setembro de 2011

O QUE É UM TELECENTRO E PARA QUE SERVE?


Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet.
o uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são
as principais atividades oferecidas à comunidade local. Cada telecentro possui um Conselho Gestor,
formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam na fiscalização e gestão do
espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a
pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da
informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar
uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica
básica e privacidade a partir do software livre.
Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental
para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, a fim de assegurar a
preservação de nossa cultura construindo sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso
cotidiano, qualificando profissionalmente nossos trabalhadores, incentivando a criação de postos de
trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento
tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorando a relação entre o cidadão e o poder
público, enfim, para obter a construção de uma cidadania digital e ativa.
FUNÇAO DOS MONITORES
Obviamente nem todas as tarefas do monitor(a) serão as mesmas para todos os telecentros. De qualquer
modo, há certas funções essenciais que um monitor(a) de telecentro deverá realizar:
1. Supervisionar e manter os equipamentos do telecentro diariamente;
2. Registrar usuários e apresentá-los ao telecentro;
3. Mostrar aos usuários como usar todos os equipamentos do telecentro;
4. Ajudar usuários que desejem se matricular em cursos de educação distanciada;
5. Submeter-se a treinamentos quando necessário;
6. Assegurar-se que os equipamentos do telecentro sejam mantidos em boas condições de uso;
7. Alertar o Conselho Gestor sobre necessidades futuras de equipamentos e serviços;
8. Fornecer informações, assistência e aconselhamento aos usuários do telecentro;
9. Juntamente com o Conselho Gestor do telecentro, realizar uma avaliação contínua do telecentro;
10.Comparecer às reuniões do Conselho Gestor e apresentar relatórios mensais das atividades, da
   utilização e dos resultados do telecentro.
Algumas atividades devem ser realizadas diariamente. É recomendável que o telecentro seja inspecionado
ao abrir, ao fechar e ao decorrer do dia. Você deve se certificar que o equipamento esteja sempre
funcionando adequadamente, que as instalações estejam limpas e que a impressora tenha papel. Há
também outras coisas que devem ser verificadas no início e no final de cada dia:
   Verifique se todos os equipamentos estão ligados na tomada. Os mesmos devem ser ligados todas as
   manhãs antes do telecentro abrir;
   Cheque se os computadores e as impressoras estão funcionando;
   Registre os papéis desperdiçados na impressora, certifique-se de que há papel suficiente na impressora
   e assegure-se de que o telecentro tem papel e toner extra;
   Faça a manutenção regular do equipamento e não espere até que ele quebre. Solicite assistência
   técnica se necessário;
   Mantenha o telecentro limpo e se houver qualquer dano nas instalações, nos móveis ou nos
   equipamentos, conserte-os imediatamente ou comunique ao Conselho Gestor.
Um telecentro limpo não é somente mais convidativo, acarreta também menos quebras e defeitos. Abaixo,
algumas regras importantes de limpeza:
   Não exponha o equipamento desnecessariamente a umidade, calor e água;
   Limpe o equipamento regularmente com um pano antiestático;
  ão use solvente ou lustra-móveis no equipamento.

Escrito por Ronaldo às 09h34

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